quinta-feira, 12 de abril de 2018

AUDIÊNCIA PÚBLICA
DEFESA CIVIL E PLANOS DE CONTINGÊNCIA


Foi realizada na última terça-feira, dia 10 de abril de 2018, ás 19h30min, a Audiência Pública para apresentação dos trabalhos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e os Planos de Contingência do Município de Cachoeira do Sul.




A realização da Audiência Pública foi uma solicitação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil que foi aceita pela Comissão de Mérito da Câmara de Vereadores.

A abertura da Audiência foi realizada pelo Vereador Marcelinho da Empresa, a qual saudou aos participantes e destacou a importância do tema e o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria Municipal passando a seguir a palavra ao Coordenador Municipal, Edson Roberto das Neves Junior.

Foi apresentado a História da Defesa Civil, Política e Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, ações e atividades da Coordenadoria Municipal, Ferramentas de Gestão de Desastres, Identificação de Ameaças e Vulnerabilidades de Cachoeira do Sul, definição de riscos recorrentes no Município com base em informações e registros do Sistema Integrado de Informações de Desastre, S2ID, do Ministério da Integração Nacional. 

A apresentação teórica e técnica sobre legislação e política referente ao tema teve o objetivo de nivelar conhecimento sobre a área de maneira a contribuir na discussão dos Planos de Contingência a exemplo do que foi executado nas demais reuniões de elaboração dos Planos sendo a primeira delas em 21 de Novembro de 2017, voltada aos representantes do Executivo Municipal contando com 27 participantes; a segunda realizada no dia 02 de Dezembro de 2017, com os representantes do Executivo Municipal , Instituições Públicas e Privadas, Civis e Militares que compõem ou possuem atividades pertinente a Defesa Civil e voluntários com a presença de 37 participantes.

Na Audiência Pública foram aprovados 03 Planos de Contingência distintos pelas características de eventos e as ações necessárias de preparação, resposta e reconstrução.

- Plano de Contingência Eventos Naturais  Hidrológicos:
       -  Inundações - COBRADE - 1.2.1.0.0
       -  Enxurradas - COBRADE - 1.2.2.0.0
       -  Alagamentos - COBRADE - 1.2.3.0.0

- Plano de Contingência Eventos Naturais  Climatológicos:
       -  Estiagem - COBRADE - 1.4.1.1.0
       -  Seca - COBRADE - 1.4.1.2.0
       -  Incêndio Florestal - COBRADE - 1.4.1.3.1
       -  Baixa Umidade do Ar - COBRADE - 1.4.1.3.2

- Plano de Contingência Eventos Naturais  Meteorológicos:
       -  Tornados - COBRADE - 1.3.2.1.1
       -  Tempestade de Raios - COBRADE - 1.3.2.1.2
       -  Granizo - COBRADE - 1.3.2.1.3
       -  Chuvas Intensas - COBRADE - 1.3.2.1.4
       -  Vendaval - COBRADE - 1.3.2.1.5

Participaram da Audiência Pública os vereadores: Marcelinho da Empresa (PP) Jeremias Madeira (PDT), Igor Noronha (PMDB), Paulão Trevisan (PDT), Gilmar Dutra (PRB) Jorginho Fialho (PRB) e Dr. Carlos Alberto (PP).


Na elaboração e construção dos Planos de Contingência participaram representantes da: Secretarias Municipais de Governo, Planejamento, Fazenda, Administração, Trabalho e  Ação Social, Indústria e Comércio, Agricultura e Pecuária, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Desporto, Obras e Interior, além da Coordenadoria de Projetos Sociais, Coordenadoria da Mulher e Coordenadoria Municipal de Políticas Pública para Igualdade Racial, Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul,  3° Batalhão de Engenharia de Combate, 13° Grupo de Artilharia de Campanha, 24° Coordenadoria Regional de Educação, 35° Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Patrulha Ambiental da Brigada Militar, Sindicato Rural, Câmara de Dirigentes Lojistas, CELETRO, RGE Sul, EMATER, União Cachoeirense de Bairros, Grupo de Escoteiros Ibiraiaras, Grupo de Escoteiros João Paulo II, Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia, Grupo Nero Moura e Voluntários.