Secretaria Municipal de Educação - SMEd
As Escolas Municipais Ataliba Brum localizada no Bosque; Imperatriz Leopoldina localizada na Pertile;  Nossa Senhora de Fátima, localizada no Piquiri Mineração e a Escola Estadual Dinah Néri, no Capané, todas no interior do município, estão sem aulas devido a interrupção de estradas, pontes e pontilhões. O número de atingidos é de 466, sendo 384 alunos e 83 professores e funcionários.

América Latina Logística – ALL
A América Latina Logística confirmou que o volume de águas derrubou uma ponte férrea de aproximadamente 30 m de comprimento que dava sustentação à ferrovia Porto Alegre – Uruguaiana, no quilômetro 196+500, entre as Estações de Cachoeira do Sul e Bexiga. A Empresa informa que já tem equipes no local trabalhando na recuperação.

Agricultura
Em um trabalho de busca realizado por moradores e representantes da SMAP e SMIT  foi encontrado o gado que estava desaparecido desde o domingo pela manhã na localidade de Bosque, Sanga Funda.

Interior
Foi informado pela Secretaria Municipal do Interior, SMIT, que esta interditada a estrada da Barragem da Pertile e a Ponte da Lomba Grande próximo ao Cemitério. Diversas pontes e pontilhões estão submersos principalmente na divisa com o Município de Candelária como as três pontes do Bosque a Ponte do Alto dos Casemiros na estrada do Bexiga onde passa o Rio Botucaraí  e a Ponte do Rincão dos Bravos no Piquiri Mineração, além de danos na malha viária do Interior.

Plantão
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil esta em alerta com equipes de plantão para o atendimento de demandas decorrentes deste evento adverso, Equipes da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, 3° Batalhão de Engenharia e Combate, da Secretaria Municipal do Interior e da Secretaria Municipal de Obras estão prontas para o caso de necessidade de remoção de famílias ribeirinhas.

Abrigo
A Defesa Civil informa que já definiu o local de abrigo em caso de remoção de famílias atingidas pela enchente.
Telefones para contato:
Corpo de Bombeiros: 193 Emergência
                                      (51) 37231102
Defesa Civil Municipal: (51) 97732913 – Edson Junior
                                          (51) 84254210 – Paulo Ricardo
                                          (51) 96071683 – Marco Aurélio
Defesa Civil Estadual: 199 – Emergência