sexta-feira, 11 de abril de 2014

alt

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) acaba de entregar o resultado dos trabalhos de setorização de riscos geológicos no município de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado por pesquisadores da CPRM entre os dias 19 e 24 de março, quando percorreram diversas localidades do município mapeando áreas de risco.  Nesta segunda-feira (24/03), a equipe de geólogos da empresa se reuniu com o prefeito Neiron Viegas, para entregar o relatório técnico do mapeamento executado pela instituição no município.
O trabalho contou com a participação dos geólogos Carlos Augusto Peixoto e Marcelo Jorge, da Superintendência Regional de Porto Alegre.  Na ocasião, Carlos Augusto destacou e agradeceu o apoio da Defesa Civil Municipal, em especial, aos agentes, Paulo Ricardo Silva Silveira e Marco Aurélio de Oliveira Silveira, que foram de grande ajuda durante a etapa de campo.
Mapeamentos de áreas de risco - O trabalho da CPRM está inserido nas ações do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos - prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres, coordenado pela Casa Civil da Presidência da República.
Até o final do ano a CPRM tem a missão de identificar, caracterizar e setorizar áreas de risco alto e muito alto em mais 800 municípios.  O estudo busca orientar a tomada de decisões para a redução dos danos resultantes de risco geológico, principalmente escorregamentos, erosões, deslizamentos, enchentes e inundações, que frequentemente têm causado a perda de vidas humanas e danos materiais.

Capacitação em Gestão de Desastres e Ações de Recuperação

Estão abertas, até o dia 26.03.2014, as inscrições para o Curso de Capacitação em Gestão de Desastres e Ações de Recuperação.

Confira as informações do curso no quadro abaixo.
Capacitação em Gestão de Desastres e Ações de Recuperação
CustoGratuito
ModalidadeEducação à distância - EAD
Carga Horária30 horas
Nº de vagas1.500 vagas*
Período de inscrição10.03.2014 a 26.03.2014
Período de realizaçãode 07.04.2014 até 13.06.2014
CertificaçãoUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
ConteúdoAções de planejamento para enfrentar eventos adversos, com ênfase nos planos de contingência, nas ações de socorro, de assistência, de reabilitação e de comunicação de desastres
* Havendo inscrições excedentes, a seleção será realizada de acordo com os seguintes critérios:
1º - Gestores técnicos em proteção e defesa civil nos municípios prioritários para ações do Governo Federal;
2º - Demais gestores e técnicos de proteção e defesa civil estaduais e municípais;
3º - Outros interessados.


Este curso é fruto de uma parceria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).