sexta-feira, 27 de setembro de 2013

   Fórum Nacional de Defesa Civil - Plenária destaca     estratégias para prevenção e redução de desastres

Entre os participantes, proferiram palestra o secretário Nacional de Defesa Civil e a diretora do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais  
Joinville (SC), 26.09.13 - Na plenária principal do segundo dia do 10º Fórum Nacional de Defesa Civil, que ocorreu nesta quinta-feira (26), os debates foram em torno das ações do governo federal para o fortalecimento da Defesa Civil. O secretário Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional, Humberto Viana, foi um dos palestrantes e destacou o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas de Desastres Naturais.
Viana apresentou o passo a passo das principais medidas adotadas pela estratégia, entre elas, a criação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. "A partir dessas bases várias outras ações precisam ser tomadas de forma paralela. Por exemplo, iniciativas para a redução de riscos nas escolas brasileiras, com a orientação de crianças e adolescentes, a criação de centros locais de pesquisa, além de planos de intervenção e transferência de recursos", reforçou ele.
Uma das principais atividades em andamento no âmbito do Plano Nacional é o fortalecimento das defesas civis dos municípios. Nesse sentindo, a Sedec tem atuado com a distribuição de kits, compostos por veículos de tração, GPS, computadores e câmeras fotográficas, que irão auxiliar o trabalho de monitoramento dos locais mais vulneráveis em períodos de chuva. "Precisamos estruturar os núcleos de defesa civil das cidades para que sejamos mais eficazes na prevenção dos desastres", afirmou o secretário.
Também ministrou palestra a diretora do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência e Tecnologia, Regina Alvala. Na ocasião, ela discorreu sobre as atividades do Centro, explicando as ações preventivas desenvolvidas pela equipe.
A diretora citou a implantação de pluviômetros automáticos, do monitoramento hidrológico, a criação de rede de monitoramento geotécnico para verificar a probabilidade de deslizamentos, a avaliação de áreas de risco e, por fim, a instalação de pluviômetros semiautomáticos com a participação das comunidades.
Fizeram suas colocações ainda o diretor do Serviço Geológico do Brasil, Thales Sampaio, o superintendente de Usos Múltiplos e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas, Joaquim Godim, e o adjunto de operações do Ministério da Defesa, Paulo Sérgio Ribeiro.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

DEFESA CIVIL PARTICIPA DE CURSO!

Coordenador da Defesa Civil de Cachoeira do Sul-RS, Edson das Neves Junior participou de curso BAGER!


A Defesa Civil do Rio Grande do Sul realizou, entre os dias 17 e 20 de Setembro, o curso Bases Administrativas para a Gestão de Risco – BAGER.
Participaram do treinamento mais de 20 agentes de Defesa Civil e áreas correlatas, incluindo coordenadores estaduais e municipais da Defesa Civil de vários municípios do estado, entre outros órgãos.
O curso BAGER tem como objetivo atender as demandas de profissionais da área de gestão de desastres, com foco em aspectos de planejamento e desenvolvimento de bases sólidas de administração e análise de risco.
A capacitação possibilita elementos indispensáveis aos participantes para desenhar planos, identificar atividades a serem desenvolvidas e aperfeiçoar a aplicação de técnicas voltadas à redução e eliminação de ameaças ou fatores de risco que possam provocar danos à população.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

 A Coordenadoria de Defesa Civil de Cachoeira do Sul-RS , Deseja a todos os Gaúchos e Gaúchas um Feliz dia 20 de Setembro 2013 e um Ótimo Final de Semana!
                          "DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS"


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Defesa Civil Recebe Agradecimento!

Na tarde de Sexta –Feira, dia 13, a defesa civil de Cachoeira do Sul recebeu a visita do Coordenador da Defesa Civil de Eldorado do Sul-RS, Raul Ferreira e dos gentes Marcos Rodrigo,Evandro Lucas e Juliana Almeida.
A finalidade do encontro foi a entrega de diploma de agradecimento a defesa civil de Cachoeira do Sul, por ter monitorado o rio Jacuí e as barragens, passando informações diárias, diretamente à coordenadoria daquela cidade ajudando, deste modo, a minimizar a situação de inundação que lá ocorreu, quando 650 famílias ficaram desalojadas.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

07 de Setembro 2013

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul-RS ,deseja a todos um Feliz dia 07 de Setembro nesta Semana da Pátria e que estamos a disposição da comunidade para qualquer evento que ocorrer .

"Defesa Civil é todos nós"

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Defesa Civil solicita registros fotográficos da inundação do Rio Jacuí ao Aeroclube  Brigadeiro Nero Moura


                                                        Rio Jacuí invade a Praia Nova,

                                               Água chega a laje da plataforma do porto
                                 Balsa do São lourenço, segue fazendo a travessia de veículos