segunda-feira, 26 de agosto de 2013


DEFESA CIVIL DE CACHOEIRA DO SUL ACOMPANHA A SITUAÇÃO DAS CHUVAS NO RIO GRANDE DO SUL

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cachoeira do Sul esta em alerta monitorando a possibilidade de uma inundação no município de Cachoeira do Sul em decorrência do volume de chuva no Estado do Rio Grande do Sul.
O trabalho atual da Defesa Civil consiste nas informações junto às barragens a montante e jusante da Barragem do Fandango, bem como em informações oriundas da Defesa Civil Estadual e Nacional através de contato com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
Pelos dados obtidos na manhã desta segunda-feira, dia 26, o Rio Jacuí estava com 19,00 m e subindo aproximadamente 3,1 cm por hora, o que já apresenta uma redução em relação ao domingo onde o Rio Jacuí subia aproximadamente 5 cm por hora. Pelas informações obtidas junto aos técnicos da Barragem de Dona Francisca existe ainda um volume considerável de água para descer, pois a barragem registrava às 9 h da manhã um volume de água de 0,95 cm acima do nível normal.
Um dado que esta sendo acompanhado pela COMDEC e que também deixa em alerta é a situação da região dos Vales, junto ao Rio Taquari, na Barragem de Bom Retiro onde o nível estabilizou às 3 h desta segunda-feira com 18,26 m; e junto a região metropolitana onde o Guaíba onde a régua eletrônica do Sistema Metroclima, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, registrava 2,18 m, sendo que o nível normal esta entre 0,80 m e 1,40 m.
A quantidade de água que tem para descer ainda durante esta semana pode ter seu fluxo dificultado pelas correntes marítimas que hoje em Rio Grande registravam ondas de 3,00 m  que determinaram o fechamento do Porto de Rio Grande e dificultam assim o escoamento deste volume de água sobre o Rio Grande do Sul.
A COMDEC possui um mapeamento destas áreas que na última inundação atingiu a cerca de 600 pessoas,  e trabalha na preparação para havendo a necessidade atender as famílias que forem atingidas e alerta que todos devem ter cuidados redobrados quanto as encostas e margens de rios e arroios que estão mais suscetíveis a desmoronamento com o nível alto do recursos hídricos e com um alto nível de umidade do solo.
O nível normal do Rio Jacuí é de 18,00 m a COMDEC estima que famílias possam ser atingidas com o Rio chegando a casa dos 22,00 m, sendo que nas inundações de 2009 e 2010 o nível chegou a 23,75 m. Segundo a EMATER entre quinta-feira e esta segunda foi registrado 95 mm de chuva na região central do município.
Para solicitar auxilio ou informações a comunidade deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros  através dos telefones: (51) 3722 2000 e 193 e com a Defesa Civil através dos telefones : (51) 9773 2913, (51) 8425 4210 e (51) 96071683.
A Defesa Civil Estadual realiza mais uma edição do Curso de Gestão em Proteção e Defesa Civil em Santa Maria

Ocorreu em Santa Maria, de 20 a 22 de agosto, mais uma Edição do Curso de Gestão em Proteção e Defesa Civil, promovido pela Divisão de Apoio Técnico da Defesa Civil do Estado.
O curso tem como objetivo capacitar e qualificar os coordenadores e agentes municipais de Defesa Civil com relação às alterações da legislação em vigor que tratam sobre os temas de decretação, sistema S2Id, simulados, planos de contingência, sistema de controle de incidentes, entre outros.
Estão participando do curso mais de 80 agentes de 34 municípios pertencentes a Regional de Santa Maria (Redec 03) que ao final serão certificados após a entrega do Plano de Contingência de seus municípios. 
Fonte:  Defesa Civil RS / DAT

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Reunião da COMDEC


Na manhã da segunda-feira, dia 05 de agosto 2013, na sala da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), foi  realizada uma reunião extraordinária com as presenças do Sr. Tenente Coronel Adilomar (Defesa Civil do Estado), Sr. Sgt. Edimilson (Coordenador Adjunto da REDEC 3),  Sra. Maristela Almansa (Secretaria Municipal Educação e Desporto), Sra. Ana Margarete Vivian (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Sra. Fátima Lamb (Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social), Sr. Adriano Trindade (Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social), Sr.Paulo César Ceratti (Secretaria Municipal da Fazenda), Sr. Rudimar C. Richa (Bombeiros), Sr.Cláudio da Silva Meira (3º Batalhão de Engenharia e Combate), Sr. Carlos André da Silva Santos 13º Grupo de Artilharia de Campanha, Sr. Ari Thomaz da Silva (Grupo de Escoteiros Ibiraiaras), Sra. Joseane Catarina Petersen Morais (Grupo de Escoteiros João Paulo II), Sr. Ricardo Alves Soares (Grupo de Escoteiros do Ar Nero Moura), Sra.Jurema Silveira Teixeira (União Cachoeirense de Bairros - UCAB) e Sr. Aldo renato Pfeifer (Rotary Integração).

A reunião teve como pauta a apresentação da Sala Coordenadoria e Comando Integrado, atualização de dados dos membros titulares e suplentes da Comissão Municipal de Defesa Civil e adequação da Lei Municipal de acordo com a Lei Federal de nº 12608.

A reunião foi aberta pelo Coordenador da COMDEC, Sr. Edson Roberto das Neves Junior, e após o Tenente Coronel Adilomar abordou vários temas voltados a importância da atuação e planejamento da COMDEC no município, onde  destacou que "...é relevante ter  uma equipe preparada e integrada a comunidade  para futuras respostas tanto de prevenção ou atuação quando necessário. O município tem que levar a sério e ter  uma equipe exclusivamente trabalhando o tema Defesa Civil  em todo o seu território e  durante todo o ano." Entre as suas palavras, citou o exemplo de como tem sido a organização no Japão onde, o Ministério da Integração juntamente com a Defesa Civil Nacional, cobram ações para prevenção  e atuação em cada município. O Tenente Coronel Adilomar finalizou elogiando  a estrutura e  Organização da equipe de Defesa Civil de Cachoeira do Sul e deixou o  alerta para que seja realizado a atualização do Plano Diretor e a elaboração do Plano de Contingência no Município em Defesa Civil.

Ao final da reunião, o coordenador da COMDEC, Sr. Edson Roberto das Neves Junior, agradeceu a presença de todos os integrantes e encaminhou a ficha de cadastro para ser preenchida e entregue na próxima reunião que ficou agendada para o dia 12 de agosto 2013, às 09h30min.