quinta-feira, 25 de julho de 2013

Alertas de Segurança Pessoal no Paço Municipal


Com o objetivo de preservar vidas e bens, a Defesa Civil de Cachoeira do Sul, no dia 19 de julho deste ano, providenciou a sinalização com Alertas de Segurança Pessoal  nos locais de maiores riscos no prédio do Paço Municipal. Os isolamentos das áreas foram executados pelos Agentes de Defesa Civil Marco Aurélio de Oliveira Silveira e Paulo Ricardo Silva da Silveira.


Fotos: Blog Ponte de Pedra - http://pontedepedra.blogspot.com.br/

domingo, 21 de julho de 2013

Ministério da Integração Nacional fortalece defesas civis de Alagoas

Municípios de Alagoas serão os primeiros a receber os kits. Outras regiões do país serão beneficiadas até o final do ano

Alagoas, 19/07/2013 - Visando fortalecer as defesas civis municipais com estrutura necessária para operar no país, o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, ao lado do governador de Alagoas, Teotonio Vilela, entregou, nesta sexta-feira (18), em Maceió, a primeira remessa de kits de fortalecimento de defesa civil. Os materiais reforçarão a estrutura das defesas civis dos municípios alagoanos de Branquinha, Murici e União dos Palmares.

Cada kit enviado pela Defesa Civil Nacional contém uma viatura, que auxiliará no trabalho dos núcleos municipais, e equipamentos como máquinas fotográficas digitais e aparelhos de GPS. À exceção dos veículos, os demais equipamentos serão enviados pelos Correios. Os equipamentos auxiliarão no trabalho de monitoramento dos locais mais vulneráveis em períodos de chuva. Haverá, ainda, a doação de carros e materiais para outras regiões do país. 

Durante a cerimônia, Humberto Viana reforçou o empenho do Governo Federal em fortalecer as Defesas Civis municipais no intuito de preservar a vida da população em áreas de risco. "A gente precisa reconhecer os municípios que têm a preocupação com a sua população. Esperamos que o kit possa ajudar um pouco mais a prevenir danos e chegar à meta zero de óbitos", reiterou. 

De acordo com o secretário, a proposta inicial era contemplar 106 municípios brasileiros, mas, devido à importância dos equipamentos, a presidenta Dilma Rousseff autorizou que mais 700 cidades sejam beneficiadas. "A primeira ideia foi estabelecer que os principais municípios com recorrência de desastres e com um número de óbitos altos fossem os primeiros a receber os kits. Ao todo, era um número de 100 municípios. A presidenta autorizou fazer mais setecentos municípios, portanto, o estado de Alagoas pode se preparar para comtemplar outros municípios, que porventura estejam precisando", completou.

O projeto de Fortalecimento das Defesas Civis Locais foi concebido com o objetivo de atender às diretrizes do Plano Plurianual 2012 - 2015, que pretende induzir a atuação em rede dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Algumas defesas civis municipais não contam com uma estrutura de equipamentos capazes de atender às demandas da sociedade. 

A ação da Secretaria Nacional de Defesa Civil busca fomentar essa estruturação com a disponibilização de recursos materiais. O entendimento da Sedec baseia-se no pilar de que o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil somente pode ser alcançado com a estruturação de seus órgãos.

A previsão é que o Kit seja entregue até o final do ano.
Cachoeira do Sul será um dos Municípios contemplados.




Fonte: Ministério da Integração Nacional (19/07/2013)